O que é design responsivo e porque você precisa adaptar seu site?

escrito por: Fernanda Oliveira postado em: 16 jan 2018

Na área do Design e Desenvolvimento Web, já chegamos ao ponto de não poder acompanhar as infinitas novas resoluções existentes em diversos dispositivos. Portanto, a criação de uma versão do site para cada resolução e um novo dispositivo seria impossível, ou pelo menos impraticável. Devemos apenas sofrer as consequências da perda de visitantes de um dispositivo, em benefício de ganhar visitantes de outro? Ou existe outra opção?

O que é design responsivo?

O design responsivo é a abordagem que sugere que o design e o desenvolvimento devem responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho da tela, na plataforma e na orientação.

A prática consiste em uma mistura de grades flexíveis e layouts, imagens e um uso inteligente das regras CSS.
Á medida que o usuário muda de seu laptop para iPad, o site deve alternar automaticamente para acomodar a resolução. Em outras palavras, o site deve ter a tecnologia para responder automaticamente às preferências do usuário. Isso eliminaria a necessidade de uma fase de desenvolvimento e design diferente para cada novo dispositivo, seja um tablet, notebook ou celular.

Conceito de design responsivo

Por que devemos criar um design personalizado para cada grupo de usuários;  Afinal, os arquitetos não projetam um prédio para cada tamanho e tipo de grupo que passa por ele? Como a arquitetura responsiva, o design deve se ajustar automaticamente. Não deve exigir inúmeras soluções customizadas para cada nova categoria de usuários.
O design responsivo requer uma maneira mais abstrata de pensar. No entanto, algumas idéias são praticadas: layouts fluidos, consultas de mídia e scripts que podem reformatar páginas da Web e marcar sem esforço (ou automaticamente ).

Mas o design responsivo não é apenas sobre resoluções de tela ajustáveis ​​e imagens redimensionáveis ​​automaticamente , mas sim sobre uma nova maneira de pensar sobre o design.

Ajustando a resolução da tela

Novos dispositivos com novos tamanhos de tela estão sendo desenvolvidos todos os dias, e cada um desses dispositivos pode lidar com variações de tamanho e funcionalidade. Alguns estão em modo paisagem, outros em retrato, outros ainda completamente quadrados. Como sabemos pela crescente popularidade do iPhone, iPad e smartphones avançados, muitos novos dispositivos podem mudar de retrato para paisagem de acordo com o que o usuário desejar. Como projetar para essas situações?
Além de projetar tanto para paisagem quanto para retrato (e permitir que essas orientações possam mudar em um instante após o carregamento da página), devemos considerar as centenas de diferentes tamanhos de tela. Sim, é possível agrupá-los em categorias principais, design para cada um deles e tornar cada design tão flexível quanto necessário.

Você sabia?

Desde 2014 o Google prioriza sites compatíveis com dispositivos móveis em seu algoritmo de resultados de pesquisa. É essencial certificar-se de que o seu site está otimizado para dispositivos móveis usando o design responsivo. 

Como o Google prioriza a experiência de exibição móvel de um site nos fatores em seu algoritmo de SEO, o design responsivo não é uma escolha – é essencial se você deseja que seu site seja visível nos resultados de pesquisa.